O que é Persona, Brand Persona e Lead Persona

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A palavra Persona é um termo familiar aos profissionais de marketing que atuam nas diversas áreas de conteúdo. No entanto, o termo e suas diferenciações ainda causam dúvidas. Por isso nós vamos esclarecer para você essas diferenças.

O que é persona?

Antes de mais nada, diferente do que muitos acreditam, persona não é público-alvo. Na verdade, ela é a criação de “cliente perfeito” que as empresas desejam. Pensemos que somos uma empresa de moda feminina, logo, a nossa persona seria algo como:

Jéssica, 28 anos, fotógrafa, super conectada nas redes sociais, solteira, viaja com frequência e tem ticket médio de gastos acima de R$ 2000 nestas viagens. Está sempre em busca de tendência, é coordenadora no seu trabalho e pratica ioga duas vezes por semana.

Acima, temos a pessoa com a qual a empresa pretende interagir e daí em diante será criada a estratégia da empresa, sem isso, corre-se o risco de atirar para todos os lados, especialmente na segmentação do público nas mídias sociais.

Tá, mas o que afinal é brand persona?

A Brand Persona é nada mais que um personagem, criado para transparecer a personalidade e valores que sua marca visa passar. Através dela, sua voz fica mais clara até mesmo para você.

Aqui, você cria a linguagem que utilizará, a forma de interagir nas redes e até mesmo pode influenciar na estrutura física da empresa.

Portanto, este personagem deve ser como uma pessoa real: ter sentimentos, emoções e ideias que podem mudar ao longo do tempo. Após passar por novas experiências, ele deve se estender não só à linguagem mas também ao conteúdo postado.

Um exemplo de uma brand persona bem definida é a personagem Lu, que representa o Magazine Luíza, ou ainda as vacas adolescentes que representam a Toddy. Logicamente, você não precisa tornar sua brand persona um garoto propaganda de sua marca, mas precisa entender como ela é.

Esse processo precisa ser feito com carinho e cuidado, pois uma brand persona mal definida pode ser uma tragédia para a marca. Do outro lado, se bem definida pode criar resultados muito expressivos.

E a Lead/Buyer Persona?

Em resumo, a Lead Persona ou Buyer Persona é alguém que você entende que tem interesse por aquilo que você tem pra vender ou falar, ou seja, uma pessoa que demonstrou ter interesse no seu produto, ideia ou serviço.

Uma boa estratégia de marketing deve ter como base quem se visa atingir. Conhecer a fundo o seu cliente em potencial, ou cliente ideal, é fundamental para acertar a mão, produzindo um conteúdo que o agrade, resolva seus problemas, e que permita a marca estabelecer uma relação mais estreita com ele.

Por exemplo, o Facebook possui milhões de dados e você deve considerar a sua ideia de Lead Persona quando criar uma campanha sobre o tema no Facebook Ads.

Novos leads vão chegar ao seu negócio através disso e você precisará nutri-los com informações relevantes e condições de responder cada anseio em relação ao que você quer oferecer.

Vamos começar?

Agora que você já sabe as diferenças entre brand persona e lead persona, pode começar a colocar em prática.

Lembrando que podemos te ajudar neste processo, basta entrar em contato conosco.

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